Categories

O que é pauta?

A gente sempre fala por aqui sobre o dia a dia em uma agência de publicidade. São vários processos que garantem a qualidade final de cada job. Isso porque, uma agência de publicidade conta com vários profissionais e cada um participa de uma etapa. Para que todos os processos funcionem em sintonia, existe a pauta. Mas afinal, o que é pauta? Trata-se da organização geral das tarefas a serem realizadas durante o dia ou semana, para cada profissional.

Imagine que uma agência atende vários clientes, tem inúmeros trabalhos, campanhas específicas e embora cada um tenha sua atividade, o trabalho é sempre coletivo. “Como a máquina funciona em diferentes engrenagens, a gente precisa deixar muito claro o que cada profissional precisa fazer no seu dia”, explica o tráfego da Agência UAU, Fabrício Altenhofen.

Isso gera um aproveitamento mais eficaz do tempo. “Os profissionais, redatores, diretores de arte, precisam estar focados efetivamente no processo criativo, sem perder tempo com a organização das pautas”, considera.

Quem cuida da pauta?

A palavra pauta é bem comum para quem é da área da comunicação. Nas redações jornalísticas, quem cuida desta organização é o pauteiro. Já na agência de publicidade, esta atividade é do tráfego. Mas não é apenas distribuir tarefas. O tráfego recebe a demanda externa do atendimento, dos clientes, e com o briefing o tráfego cria as tarefas com o maior número de informações e distribui, organiza as atividades dos profissionais com datas e horários. Com esta dinâmica todos os processos ficam organizados e os jobs entregues no prazo.