Marketing Híbrido: a tecnologia como pilar fundamental

Uma estratégia híbrida está focada nos três pilares do Marketing Híbrido: pessoas, tecnologia e comunicação. Neste artigo vamos falar sobre a tecnologia que, assim como os demais, é um pilar essencial neste olhar holístico sobre as empresas e seus negócios.

A tecnologia é peça chave hoje em qualquer negócio. Você precisa de algum forma contar com banco de dados, registros seja de contatos, contábeis, de produtos e assim por diante. Anotar tudo no papel já não é mais seguro e muito menos eficiente.

Neste sentido também entra a tecnologia na relação com o marketing. Além do tradicional, ele também está e com forte presença no online. Afinal, é a tecnologia, a inovação que nos proporciona tantas plataformas operacionais diferentes para o que imaginarmos. Sempre tem alguém pensando e criando ferramentas que otimizem os nossos processos.

Certo, mas porque é tão importante a tecnologia no Marketing Híbrido?

A tecnologia através de suas ferramentas e plataformas é a forma de mensurar os resultados de cada uma das suas ações de marketing. Você sabe se a sua campanha efetivamente está dando certo? O resultado é o esperado?

Com a tecnologia, pilar fundamental no Marketing Híbrido, podemos por exemplo medir quantos acessos teve o site da sua empresa. Quantas pessoas clicaram em uma campanha que você desenvolveu. É a tecnologia que vai trazer para a sua empresa os leads qualificados e segmentados do seu interesse para interagir com o departamento comercial.

Além disso ela vai possibilitar uma escolha assertiva do canal de comunicação correto para o seu público-alvo. Sobre este assunto recomendo a leitura do artigo Walter Speak’s: como escolher a melhor mídia.

Aqui vale um lembrete: o marketing não é responsável pelas vendas ok? Esta tarefa é exclusiva do seu departamento comercial. O marketing é responsável pelas estratégias de comunicação, geração de leads, participação de mercado, presença de marca e outros pontos não mensuráveis como vendas.

Voltando… a tecnologia como pilar fundamental do Marketing Híbrido, vai nos trazer os dados que irão nortear a nossa campanha e as nossas ações. Quantas ligações foram recebidas a partir do start de uma campanha. Através de pesquisa, como a nossa marca está presente no mercado e na cabeça do consumidor.

Sem dados, números, resultados é muito mais difícil medir o sucesso ou o fracasso de uma campanha de marketing. Sem tecnologia que mensure tudo isso é como diz o ditado, “atirar no escuro”. Não tem como saber efetivamente como estão as suas ações. Você pode estar perdendo tempo, dinheiro e oportunidades!