Três motivos para investir em Marketing Híbrido

O Marketing Híbrido é uma ferramenta importantíssima para desenvolver a comunicação das organizações, com resultados reais. Antes de falarmos sobre os motivos pelos quais você deve investir, vamos definir o que é o Marketing Híbrido.

Trata-se da sintonia entre o Marketing Analógico e o Marketing Digital. É um olhar holístico de cada negócio e cada ambiente corporativo. O marketing híbrido atua com o offline e com o online. Mas calma, não estamos falando apenas da publicidade nos veículos de comunicação tradicionais ou do Marketing Digitgal. Vai muito além. O Marketing Híbrido atua em três pilares: pessoas, tecnologia e comunicação. Para que ele seja efetivo esses três pontos precisam estar bem estruturados. Vamos analisar o nosso ambiente corporativo?

Pessoas: como está a gestão de pessoas na sua organização? Os colaboradores estão satisfeitos? Entregam resultados e são eficientes? Como está o ambiente de trabalho da sua organização?

Tecnologia: a sua organização utiliza as ferramentas e plataformas ideais para o seu negócio? Mais do que isso, elas estão sendo utilizadas de forma correta e assertiva?

Comunicação: a sua organização conta com uma estratégia de comunicação? Você conhece o seu público-alvo? A sua empresa tem relevância no mercado? Como é a sua comunicação no on e off?

Agora que já sabemos o conceito do Marketing Híbrido e o que precisamos observar para que ele funcione, vamos pontuar os três principais motivos para praticá-lo no seu negócio.

1 – Eficiência

A medida em que o Marketing Híbrido trabalha o online e offline, ele se torna mais eficiente. Isso porque ele contempla a relação entre pessoas, comunicação e tecnologia. Para sermos bem pontuais e práticos, a experiência do seu consumidor deve ser positiva do início ao fim. Já ouviu falar sobre a jornada do consumidor? É o caminho que ele faz até chegar a sua marca e tornar-se cliente. Tudo começa com um marketing e uma comunicação interessante que atraia o cliente para o seu negócio. Depois disso é preciso ter um atendimento eficiente em todas as etapas como contratação do serviço ou apresentação do produto, prestação do serviço ou entrega do produto, assistência e o pós venda. O Marketing Híbrido não está restrito apenas a comunicação, pois quando falamos em offline nos referimos tanto às mídias tradicionais quanto a gestão do negócio onde também entra recursos humanos, por exemplo.

2 – Maior cobertura de público

Embora o digital esteja em voga, não podemos esquecer a mídia tradicional, o offline. No caso dos veículos de imprensa, existe uma grande audiência pelo consumo destes produtos de comunicação, aliados especialmente à credibilidade de cada um no mercado. É como aquela velha história em que as pessoas só acreditam em algumas notícias quando elas são publicadas nos veículos de comunicação de sua confiança. Aliar a sua marca a um destes é uma estratégia que funciona muito bem.

Lembrar o consumidor da sua marca através de um outdoor também é uma ação offline que rende muito efeito. Por exemplo, sabe aquele caminho que você faz todo dia para ir ao seu trabalho e sempre se depara com o anúncio gigante de um restaurante? Quando você vai escolher um local para sua refeição, aquele anúncio provavelmente será o primeiro a ser lembrado.

Já no digital é possível direcionar a mídia em diferentes plataformas, segmentar o público através da idade, sexo, localização geográfica e interesses do público. Com o Marketing Híbrido é possível contemplar de forma estratégica o maior número de consumidores.

3 – Estratégia completa

No cenário atual, não basta fazer mídia. É preciso acertar, gerar negócios, impactar, fidelizar o cliente, ter uma equipe comprometida e eficiente, que entenda o que está fazendo. A estratégia completa para o sucesso do seu empreendimento é justamente contemplar de forma assertiva todos os segmentos. Cuidar da gestão, dos colaboradores, implantar novas tecnologias disponíveis no mercado, olhar à frente, transformar-se quando necessário e comunicar muito bem!