Seu nome vale muito

Além de ser o primeiro contato com a sua marca, ele pode facilitar a expansão do seu negócio.

“Preciso de um nome que lembre os meus produtos e serviços” é o desejo de quem está abrindo um novo negócio e precisa definir o naming da sua empresa. Parece um processo simples e fácil, mas está longe disso e quem já passou sabe.

A definição do nome precisa estar alinhado a identidade e o posicionamento da marca, mas muita gente não sabe a importância que o nome exerce sobre a empresa.

Antes de mais nada, você precisa entender que o nome é o primeiro contato com seu cliente e tem a função de persuadir e passar a sua identidade. É preciso também considerar o futuro do seu negócio, a possibilidade de expansão e crescimento. E aí é que mora o perigo, pois alguns nomes são fortes para a sua localidade, mas impedem um expansão geográfica.

Por isso, é preciso ir além.

A agência UAU pode auxiliar e simplificar esse processo. Levamos em conta os princípios, valores e posicionamento da sua empresa.

Para o diretor executivo do Grupo UAU, Walter Hugo Bracht, “a criação do nome para uma empresa, vai muito além da vaidade ou do gosto. O famoso boca a boca só vai funcionar se as pessoas souberem repetir o nome da empresa. Ser fácil de lembrar, falar e escrever, são algumas características de um bom nome, sempre levando em consideração o público e o meio em que a empresa irá atuar”, destaca.

O nome tem uma peculiaridade, ele chega antes de tudo.

Para chegar a um nome relevante é preciso seguir algumas etapas, como pesquisa, estratégia, criação, avaliação e validação. Ficou confuso? Calma, nós te explicamos tudinho, basta seguir a leitura.

Começamos pela pesquisa. É a avaliação das necessidades que o nome precisa suprir, os principais diferenciais e características da sua empresa.

A segunda etapa refere-se a definição das estratégias, ferramentas e métodos que serão utilizados para a definição do naming.

Na fase de criação, são desenvolvidas as palavras-chave e a criação de painel semântico.

Já na quarta etapa, é feito o processo de avaliação e criação efetivamente. Neste, as questões de sonoridade, pronúncia e escrita, são fatores decisivos. Além disso, é feito uma pesquisa para saber se o nome está disponível e se enquadra às necessidades da marca.

Enfim, chegamos a última etapa do processo: a validação. É a verificação final da viabilidade legal de uso e registro do nome. Pronto! Você tem um nome expressivo, que identifica sua marca e que se encaixa com o perfil do seu cliente-alvo.

Agora se você quer ser assertivo deixe esse processo com quem realmente entende do assunto. Pois, quando você cria um nome por conta própria, na maioria das vezes, ele já existe e você precisa começar do zero. Evite retrabalho e dores de cabeça, deixe a escolha do naming da sua empresa com a UAU.