A importância da evolução estratégica da marca

Estabelecer uma forte identidade de marca é vital para qualquer empresa. Mas algo que muitos empresários não consideram é a importância de uma evolução estratégica da marca.

É importante analisar sua empresa com menos zoom a cada cinco anos para determinar se sua marca ainda é relevante.Ela precisa comunicar consistentemente a narrativa da sua empresa. Mas, ao longo dos anos, acontecem algumas coisas que podem fazer com que sua marca não pareça mais relevante para o seu propósito e/ou missão.

Em muitos casos, sua empresa cresceu, seus clientes evoluíram, o setor mudou ou você introduziu novos serviços ou produtos ao longo de cinco ou mais anos.

Por isso, é importante que você tenha a ciência exata de como sua marca deve evoluir e os motivos pelos quais ela deve fazer isto.

Para explicar esta situação de uma forma mais ampla, nós preparamos um artigo completo para você. Confira!

A sua marca precisa evoluir

Vamos dar uma olhada no Walmart. Por 19 anos o seu slogan foi “preços baixos”. Eles começaram como uma grande loja que comprava à granel. Sua marca e slogan descritivo refletiam com precisão quem eles eram e o que estavam fazendo.

No entanto, conforme a empresa cresceu, eles começaram a causar um grande impacto em outros negócios. Como uma grande loja de caixas com preços muito baixos, eles estavam mudando a maneira como os consumidores faziam compras e provocando grandes ondas de mutações dentro do seu próprio setor de negócios.

Seu slogan, embora descritivo, também poderia ser interpretado como significando que eles estavam colocando as lojas menores e de propriedade independente fora do negócio.

EVOLUÇÃO DA MARCA WALMART

Em 2007, o Walmart mudou de marcha, abandonando o slogan “Always Low Prices” que eles usaram por quase duas décadas.

Como uma loja que começou a comprar à granel, o slogan inicialmente refletia bem a empresa e adequava-se à forma como eles queriam se apresentar.

Mas, quando a reputação deles começou a sofrer, eles adotaram um novo slogan, igualmente descritivo, mas que também transmitia uma vibração positiva.

Foi lançado então seu novo slogan: ‘Economize dinheiro. Viva melhor.”, com uma ligeira atualização do logotipo, para mudar positivamente a identidade da marca.

BENEFÍCIOS DE UMA EVOLUÇÃO DA MARCA

No caso do Walmart, eles conseguiram manter seu modelo e objetivo de negócios enquanto administravam efetivamente sua reputação. A adoção de um slogan emocional que comunica o tipo de vida que seus clientes podem alcançar, escolhendo seus preços baixos, reorientou com sucesso sua missão.

Em muitos casos, a marca pode ficar estagnada. Uma evolução estratégica permitirá que seus negócios continuem gerando nova atenção, capturando novos públicos e comunicando crescimento. Este é um dos motivos pelos quais sua empresa precisa de um auxílio profissional durante todo esse processo.

Aqui na UAU, elaboramos uma estratégia dedicada ao crescimento da sua empresa e à evolução constante da sua marca dentro do seu setor.

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