Quem é esse tal de Consumidor Colaborativo?

Ter de maneira temporária, compartilhar, dividir são palavras de ordem cada vez maior no consumo. E aí, você está pronto para o consumidor colaborativo?

 

Shopping GIFs - Find & Share on GIPHY

 

Responda uma pergunta simples, como, hoje em dia, produtos e serviços vêm sendo consumidos?

Fácil, não é!

Não!

Originals GIFs - Find & Share on GIPHY

 

A resposta para essa pergunta mudou muito.

 

Antes, as pessoas costumavam ter a necessidade de comprar algo que desejassem. Esclarecendo, “queriam ter pra si”. Mas hoje, um número cada vez maior de consumidores aceitam pagar pra usar por algo de forma temporária ou compartilhada.

 

Tcharã! Esse é o consumidor colaborativo.

Ele vem ganhando força e crescendo de forma rápida no mundo todo. Muito, por influência da internet e das redes sociais que facilitam a conexão entre pessoas dispostas a dividir.

Ele deixa de ser um para tornar-se parte.

 

Phone GIFs - Find & Share on GIPHY

 

E você deve pensar, ahhhh…. tudo bem, isso ainda é pequeno ou vai demorar pra chegar por aqui.

Não se engane!

A PWC, empresa de consultoria, estima que por volta de 2025, os cinco principais setores da economia colaborativa podem representar juntos 335 bilhões de dólares em faturamento.

 

 

Um exemplo disso: Só em 2014, o AirBnb superou a cadeia de hotéis Hilton em número de noites reservadas, só nos Estados Unidos. Neste mesmo ano, a plataforma já tinha 10 milhões de usuários e 550 mil propriedades listadas em todo o mundo, além de um valor de mercado de mais de 10 bilhões de dólares, fazendo com que valesse mais do que players tradicionais como Hyatt e Wyndham.

Se sentiu ameaçado? Bom, para os setores tradicionais, é uma verdade.

Aí, você pergunta, mas como posso mudar isso?
A gente tem algumas dicas:

 

1°. Venda o uso, não o produto.
É uma nova proposta de valor que permite ver de uma maneira diferente pelo consumidor.

 

The Coca-Cola Company GIFs - Find & Share on GIPHY

 

2°. Apoie os consumidores que querem revender.
Aparentemente, essa iniciativa não traz benefício nenhum pra sua empresa. Pois é, mas não é bem assim. Em vez de canalizar somente para novas vendas, você possibilita que clientes antigos criem espaço para novos artigos da sua marca.

 

Conan Obrien GIFs - Find & Share on GIPHY

 

3°. Ofereça conserto e manutenção
Quanto mais pessoas compartilham um mesmo produto, mais esse produto é usado, o que aumenta a necessidade de manutenção e eventuais reparos, rá!

 

Reaction GIFs - Find & Share on GIPHY

 

4°. Alinhe-se e escute seus consumidores
Afinal, são eles quem irão consumir. Então, nada melhor que saber o que desejam, como querem usar, para que precisam.

 

Nick At Nite GIFs - Find & Share on GIPHY

 

Bom, como você já percebeu, os padrões de consumo estão mudando. É importante pra sua empresa ter a consciência desta mudança e como pode adaptar seu negócio para atender esse consumidor.

Que tal agendar uma conversa com a UAU e descobrir o que podemos fazer pela sua empresa?

Share This