O que são os tão falados “Leads”?

No marketing digital se fala muito sobre a “geração de leads”, estratégia adotada para o crescimento da empresa. Mas, afinal, o que são leads?

Podemos dizer que, lead é uma oportunidade.

Ou seja, é um contato qualificado de uma pessoa ou empresa, alguém que deixou diversas informações para adquirir algo gratuito em troca, como um e-book, artigos especiais, vídeos, infográficos, entre outros conteúdos.

Outro ponto importante é você saber o que não é um lead.

 

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Se você tem apenas o e-mail da pessoa, você tem um contato, não um lead. O seu próximo passo é transformá-lo em lead.

E como eu faço para gerar leads para minha empresa?

Basicamente através de uma landing page bem criada. Eles são, em sua maioria, resultados delas.

Primeiro, você atrai o usuário para esta página com um artifício e nela convence que ele precisa entrar em contato com você.

Aqui vale a criatividade para surpreender e convencê-lo a se inscrever e baixar seu material. Aqui que você vai reter um público interessado que virá a ser o seu lead.

Pronto, e agora?

Bom, é a hora de você usar conteúdo para “conduzir” os leads nas etapas da sua escalada de vendas (importante você já tê-la pronta, antes de iniciar o processo).

Ofereça conteúdo de qualidade e bem estruturados, esta é a grande chave. Esta etapa também é chamada de nurturing, do inglês, nutrir. Mostre cases, resolva dúvidas, traga conhecimentos.

 

 

Nesta etapa de nurturing, você também pode mesclar a prospecção outbound. É preciso ver esses dois métodos como dois sabores diferentes, mas que vão muito bem juntos, como arroz e feijão. Cada um tem diferentes escaladas, meios de conversão e ciclos para levar ao processo de compra. O importante é saber como aplicar cada uma, em seu determinado tempo e investimento, explorando o máximo potencial da ferramenta.

 

“E se eu me perder durante estas etapas?”

Com os softwares de automação de marketing, todo esse caminho fica mais fácil.

 

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Afinal, ele aponta quem são seus seguidores e ajudam a traçar cada etapa pra você não perder tempo com leads que não vão virar negócios.

Ou seja, ele mensura as campanhas de e-mail marketing e mostram todos os resultados, conforme a realidade.

Todas estas etapas até aqui são para um único objetivo: trazer mais vendas para seu produto ou serviço.

Mas claro, para isto acontecer, todas as fases precisam ser planejadas, com margens para não ocorrer erros. Ou seja, quanto mais refinada a estratégia e os processos, melhores serão os resultados.

Ficou interessado em investir na geração de leads pra sua empresa? A UAU tem a ferramenta certa pra você, agende uma visita para a gente conversar.

 

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