Nunca foi tão falado sobre funil de vendas.

Com clientes cada vez mais exigentes, conhecer cada etapa da venda é fundamental.

Para começar, o que é o funil de vendas? Bom, é um mapeamento de cada etapa que o cliente faz até efetuar a compra do produto ou serviço. É a trajetória do seu consumidor, do momento em que a marca atrai a atenção dele até a ação.

O funil é divido em camadas, que são as quatro etapas: prospecção, apresentação, quebra de objeção e fechamento de negócio. A primeira etapa é de aprendizado e descobertas, pois o lead não sabe ainda (e muito bem) que tem um problema ou oportunidade de negócio. O objetivo neste momento é despertar o interesse dele por algum assunto relacionado a sua empresa.

Na segunda etapa, de reconhecimento, seu cliente começa a procurar mais sobre o problema e possíveis soluções. É neste momento que sua empresa apresenta o produto ou serviço. Quando avança para a terceira etapa, de consideração, seu cliente passa a avaliar melhor, pois tem a intenção de comprar, mas está em dúvida se é sua empresa ou não.

Ele decidiu, pronto!, chegou a última etapa, a da decisão de compra. Ele já está ciente de onde comprará e com quem. Pra entender melhor, vamos colocar um exemplo. A busca é por um sapato para trabalhar. Assim, a jornada inicia no reconhecimento do problema “não tenho um sapato para trabalhar na segunda”, depois, começa a pesquisa física ou virtual. Após isto, passa por um processo de análise “mas eu realmente preciso? Eu tenho dinheiro?” até que é tomada a decisão de comprar o sapato ou não. Soa familiar pra você essa jornada, não é.

Pois é, nós, como também consumidores, já percorremos mais de uma vez na vida. Não importa a complexidade da compra, a jornada é comum a todos os clientes, feita, porém, em tempos diferentes: pode ser uma decisão de segundos ou meses, tudo depende do produto ou serviço.

Agora, a pergunta-chave é: porque utilizar um funil de vendas para minha empresa?

Primeiro, porque conhecer o caminho do seu cliente e o que é importante para ativar cada avanço de etapa permite que sua venda cubra qualquer risco, qualifique o atendimento e a procura. Depois, porque você vai investir seu tempo e dinheiro nos prospects corretos, que realmente têm algum interesse sobre o que você oferece.

Mais do que isto, trabalhar com um funil de vendas possibilita que a comunicação e a sua área de vendas trabalhem de forma alinhada, gerando mais eficiência, desde a atenção do cliente até toda a escalada dele na decisão de compra, gerando lucratividade para sua empresa, com o menor desperdício.

Sem ter um funil claro e definido, é muito comum as empresas investirem em ações que não resultam no desempenho esperado, e, muitas vezes, na incapacidade de trazer crescimento e novos clientes. Se você está começando a pensar no seu processo de vendas ou quer mapear seu cliente, vamos agendar uma reunião?

 

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